DDTank - Novidades Junho 2014 e Cálculo de Dano


Olá a todos. fullon aqui, dono desse site e da conta fullon no server S02.

No artigo anterior, mostrei o DDTank 3, uma nova versão que entrou em vigor na China dia 9 de abril de 2014, com a nova mecânica de montaria, novas armas raras, e muito mais. A versão é bem diferente da versão atual no Brasil, inclusive eles possuem dois atributos a mais, reforço mágico ao ataque 魔攻 e resistência à magia 魔抗. O artigo ilustra como o jogo estará no Brasil daqui a uns meses.

fullon

Esse é um artigo extra, onde comento algumas novidades do DDTank chinês, que após o artigo anterior atualizou para a versão v6.2.0, e também apresento para vocês alguns dos dados que coletei ao longo dos anos, que me permitiram desenvolver um tratamento matemático capaz de predizer o dano causado a um oponente.

                  carroça                        Heroi                       mm                     rosas   


Sobre o DDTank chinês, vou comentar a mecânica de montaria e alguns eventos que ocorreram por lá.

Top Chines 8kk248k de FC


    cavalo      javali      lobo      vassoura      peixe


Como podem ver, o top chinês continua a upar, principalmente devido a nova mecânica de montaria. Para quem não leu o artigo anterior, no sistema de montaria todos os jogadoresmanticore recebem inicialmente um cavalo como montaria, e após o uparem, ele se transforma em outro animal ou objeto, dando mais atributos, principalmente reforço mágico ao ataque 魔攻 e resistência à magia 魔抗, que podem ser vistos na parte de baixo do print da conta acima. No momento desse print acima, essa conta  estava com esse peixe acima e à direita, que é a quinta montaria.


Dois eventos maiores correram recentemente na china, um foi como um FC, onde era necessário lutar sozinho contra uma mantícore, como essa ao lado. Existe uma boa chance desse evento chegar ao Brasil, mas para variar, certamente os prêmios não serão os mesmos.

O outro evento  foi bem similar ao evento do barco do dragão que já explora o bolso dos jogadores brasileiros a tempos (print abaixo). Nesse evento os jogadores competiram por pontos, e os com maior pontuação recebiam jóias raras, como o anel e pulseira da conta apresentada acima.

evento



V54 A versão 5.4 chegou ao Brasil, fiz um artigo quando essa versão foi atualizada na China, podem ler nesse link, nele explico a nova mecânica de roupas, Fuguras, novo pet, promo de armas raras, etc.

Quando essa atualização chegou ao Brasil percebi uma grande quantidade de jogadores falando coisas erradas ou simplesmente inventando coisas que não sabem, principamente no youtube. Não vou comentar casos específicos, mas é sempre bom verificar suas fontes.


Estudando Tiros

Uma das coisas que me deixou curioso sobre o DDTank, e acabou me levando a começar a jogá-lo, foi a idéia de utilizar o formalismo matemático para descrever eventos do jogo. Cheguei a publicar alguns artigos nessa linha1,2,3, que demostram que as probabilidades que o jogo anuncia não correspondem às probabilidades que realmente ocorrem no jogo, sempre com prejuízo para os jogadores.

Agora apresento para vocês um material que desenvolvi a bastante tempo, ainda na época em que o fórum era ativo. Com esse tratamento matemático é possível predizer com uma baixa margem de erro o dano que um jogador desfere ao oponente,  independente do tiro utilizado.

Primeiro, é necessário entender como o tipo de tiro influencia o dano final. Por exemplo, ao apertar a tecla 1 (tiro 1 = Tiro 1) você reduzirá o dano de cada tiro em 40%, mas dará três tiros. Já ao apertar a tecla 3 (tiro 3 = Tiro 3) você fará dois disparos, e cada um deles terá seu dano reduzido em 10%. Essa redução no dano é em relação ao "tiro simples", ou "tiro seco", ou "delay", ou simplesmente um tiro onde apenas a tecla "espaço" foi utilizada. O dano desse "tiro simples" será aqui chamado de DANO BASE, e esse valor varia de acordo com os seus atributos e os do seu oponente (leia abaixo). Falando a mesma coisa de outro modo, ao utilizar o tiro 1 você dará três tiros desferindo 60% do seu DANO BASE em cada um desses tiros, e já ao usar o tiro 3 você fará dois disparos desferindo 90% do seu DANO BASE em cada um deles. Assim, as formalidades matemáticas para o tiro 1 e o tiro 3 serão:


 Danofinal tiro tiro 1 = (Danobase x 0,6) x 3           &          Danofinal tiro Tiro 3 = (Danobase x 0,9) x 2

Note que se tratam apenas de multiplicações, e como: 0.6 x 3 = 0.9 x 2 = 1.8, temos a demonstração matemática de que, desconsiderando os críticos e assumindo que todos os disparos atingiram o oponente, o tiro 1 e o tiro 3 desferem o mesmo dano. Da mesma forma, caso não erremos nenhum disparo, os tiros tatu 12 e 32 desferem o mesmo dano total.

Para um tiro tatu clássico (tiro 12) teremos:  Danofinal tiro
Tiro 1 Tiro 2 = ((Danobase x 0,6) x 3) x (0.5 x 3)

Com base nesse conhecimento, posso responder com segurança uma pergunta que já me fizeram dezenas de vezes: "fullon, qual tira mais dano  Tiro 3 Tiro 4 Tiro 4  ou  Tiro 1 Tiro 2 Tiro 5  ?"
A resposta está clara no gráfico abaixo:


Tiros Tatu


Esse gráfico mostra a soma do dano de todos os disparos dos tiros 344, 327, 326, 325 e 324, assumindo que não ocorreram críticos. Como podem ver, o tiro 325 desfere um pouco a mais de dano que o tiro 344, assumindo que acertemos todos os 9 disparos.

Qual a influência dos críticos? A resposta curta é: muita, pois os críticos frequentemente definem o jogo. A resposta completa: críticos acontecem com uma frequência que depende do atributo sorte de sua conta e do atributo defesa da conta do oponente, e essa frequência é aplicada a cada um dos disparos efetuados. Dessa forma, a chance de um tiro com nove disparos apresentar três críticos é próxima da chance de um tiro com três disparos apresentar um crítico. Uma consequência disso é que a utilização dos "tiros tatu" propiciará uma maior amostragem para que possamos observar a ocorrência de críticos. Pode parecer que estou falando difícil, mas é simples: quanto mais tiros maior a chance de um crítico ocorrer.

Esse "aumento do dano final devido a uma maior amostragem de tiros" explica algo que percebi empiricamente: ao contrário do que o gráfico acima sugere, o tiro 126 não desfere menos dano que o tiro 344, mas em média desfere o mesmo dano. Isso ocorre porque o tiro 126 provavelmente vai apresentar ao menos um crítico, o que aumentará o valor do dano final.

Outro gráfico comparando danos de tiros relevantes:

Tiros


No gráfico acima vemos que se uma conta dá 6.000 dano em um adversário com um tiro simples (dano base), em um tiro 444 ele dará 15.000 de dano, com um tiro 4444 ele dará 18.000 de dano e em um tiro 3444 ele dará 27.000 de dano. Uma curiosidade é que o tiro 34444 (que não está no gráfico) desfere o mesmo dano que o tiro 3244, ou seja, o dano do tiro 34444 também está representado pela linha preta no gráfico acima.


Estudando Dano

Calcular o dano base, aquele desferido por um tiro usando apenas a tecla "espaço", sempre foi um desafio para os jogadores. Afinal, se você sabe como o dano é calculado, pode planejar melhor qual atributo é mais importante em cada situação, e portanto definir melhor como upar sua conta. E mais, você pode saber quanto de dano a conta do fullon dá na conta de seu jogador favorito, só precisa ter um print das duas contas.

Após muito estudo, pesquisa, conversas e longas discussões com amigos e no fórum, cheguei a uma resposta satisfatória. O dano base é definido pela expressão:

Dano Base

A fórmula diz que o dano base causado por uma conta ao oponente depende apenas dos atributos Dano, Ataque e Sorte do atacante e dos atributos Armadura e Defesa do oponente.

Realizei dúzias de testes, entre eles um teste no fórum, onde pedi para usuários entrarem em uma sala, dar um tiro simples (dano base) em si mesmo, e me enviar os valores de dano junto com prints de suas contas. A tabela abaixo resume os resultados.

Dados Forum


Essa fórmula apresenta um excelente poder de predição, apresentando um erro menor que 10%. Para a maioria dos outros testes que fiz utilizando duas contas, a predição apresenta um erro menor que 6%. É importante entender que diversas mecânicas impossibilitam a execução desse cálculo, por exemplo habilidades da sociedade, poções de atributos, e algumas habilidades dos PETs aumentam os atributos, mas isso não aparece em um print. Consequentemente, os testes devem ser realizados de forma que esses efeitos não modifiquem os atributos dos personagens.

Após entender o conteúdo desse artigo, se você tiver o print de duas contas, por exemplo, um print de sua própria conta no nível 40 e outro de sua conta no nível 50, você poderá calcular quanto de dano uma conta dá na outra em um tiro tatu ou outro tiro qualquer.

No exemplo abaixo, vou calcular o dano que minha conta daria na conta do Top Chinês apresentado em meu artigo de Janeiro. Não posso usar o print de mais de 8 milhões de FC apresentado no início desse artigo porque ele é do DDTank 3 e possui dois atributos a mais que o DDTank BR atual.

fullon  Top chines
            Janeiro


Utilizando a fórmula apresentada acima, obtemos que minha conta daria 2.971 de dano base nesse top Chinês. Já ele daria 12.318 de dano na minha conta com um tiro simples, e se ele acertasse um tiro   Tiro 3 Tiro 4 Tiro 4 me mataria com 44.340 de dano mesmo se não ocorressem críticos, mas como sobraria muita força física, imagino que ele preferiria me matar com um tiro  4 4 4 4 4  que me daria  mais de 43k de dano mesmo sem crítico.

Finalizo esse artigo com uma imagem da fazenda na nova versão que acaba de sair na China. Existe agora uma árvore e um casulo no fazenda, ainda não sei o que fazem.

Casulo Fazenda


Valeu pessoal, é o que tem por agora.

Como sempre as novidades em primeira mão aqui no site, espero que de alguma forma esses artigos contribuam para um ambiente de jogo mais saudável. Segue abaixo o index com todos os artigos publicados até a publicação deste.   http://www.fullonline.org/ddtank/


CONHECIMENTO PARTILHADO


Novidades Junho 2014 - Cálculo de dano e tiros, e atualização na China.


Novidades Abril 2014 - DDTank 3 na China, novas mecânicas, montaria, várias novas armas...


Exclusivo: moderadora hackeada por moderadores - Prints expondo os moderadores hackers...


Novidades Janeiro 2014 - Prints 5 milhões de FC e corrupção no DDTank BR...


Novidades Novembro 2013 - Duas novas instâncias, novo torneio, e os bugs do BR...


fullon BANIDO - Venha dar risada também!!! - Abuso dos moderadores...


Novidades Agosto/Setembro 2013 - Tops nível 65, novo Bummer e mais...


Novidades Julho 2013 - DDTank versão 5.0 chega à China!


fullon parando de jogar


Novidades Junho 2013 - NEW!


Novidade - NOVO DDTANK - NEW!


Novidades Maio 2013 -Nova arma rara mais forte que as raras do BR


EXTRA Abril 2013 - Chapéu, Armadura e Arma para o PET - NEW!


Novidades Abril de 2013 - Novo PET Antiga Serpente Mágica


DDTank Brasil Sucateado <-- Recomendação do fullon


Novidades Março de 2013 - Novo Dom, e novo Torneio


Novas Mecânicas e Missões Épicas

Novidades Janeiro de 2013 - Armas mais fortes que +12


Novidades Dezembro de 2012


Entendendo os Atributos


O Mito do FC



ROUBO NA CARA DURA

Virar Bumerangue = Lenda

Ferreiro Ladrão

Ferreiro Ladrão - parte 2 - Fraude na composição

Tarot da Riqueza - Análise Estatística


DIVERSOS

Minha História de Amor

Entrevista com o fullon - NEW!

DDTank - Histórias Engraçadas - UPDATED!

Vídeos Selecionados...


Lembrem-se, educação e respeito sempre serão os melhores atributos de um jogador de DDtank.


Abraço para os considerados, e um salve para o servidor S02!

É só isso que vocês sabem fazer?!
Reinaldin 5800


ReiNaldin = Melhor eletro do server!!!


Quem joga pra se divertir ganha sempre!

Abras...
                   Napo