DDTank - O mito do FC


Olá, esse é um artigo sobre a Força de Combate no jogo DDTank, conhecida como FC.

Em minha humilde e desprezível opinião, muitas pessoas supervalorizam o FC quando avaliam uma conta de DDTank. Digo isso porque rotineiramente vejo pessoas chamando BA stage 5 40k+ ou CA stage 3 50k+. Muitos jogadores preferem jogar com um time de maior FC, mas um time de maior FC não necessariamente é melhor, tanto que eu frequentemente perco para pessoas de menor FC. Vou  tentar esclarecer algumas particularidades sobre o FC.

A curva de FC em função de atributos não é linear, apresentando um comportamento exponencial atenuado ilustrado no gráfico abaixo.

Gráfico de FC em
                  função dos atributos

Isso significa que se um personagem tiver 300 de armadura e aumentar para 310, seu FC vai subir menos do que se ele tiver 400 e subir para 410. Isso também provavelmente significa que se um personagem for full dano ou full armadura seu FC será maior que se fosse 50% dano e 50% armadura.

O FC é uma função dos atributos ataque, defesa, agilidade, sorte, dano, armadura e vida. Um aumento ou redução em qualquer um desses atributos acarretará uma variação no FC.

Full armadura dá mais FC que full dano, em parte porque o valor máximo de dano atual, 1213 (arma rara full 12, full broco nvl 4 com full super dano 4), é mais alto que o valor máximo de armadura atual, que é 751 (full 12, full broco nvl 4 com full super armadura 4), e além disso por algum motivo o peso da armadura me parece ser um pouco maior no FC que o do dano, o que ao meu ver não reflete o real poder de combate de um personagem.

Coisas que realmente fazem diferença, como um verdadeiro dom, uma super Leo 4 ou super ABS 4 aumentam o FC em ZERO. O colar de 53% de vida também apresenta um efeito de aumento do FC desproporcional ao efeito obtido (aumenta pouco em relação ao benefício). Esses comentários ilustram como o FC não deve ser utilizado como uma métrica absoluta da força de combate de um personagem.


Armadura x Dano

Pela razão mencionada acima, é possível subir algumas posições no Hall da Fama simplesmente trocando todas as pérolas de dano por pérolas de armadura, como no caso abaixo.

FC alto, defesa fraca


Contudo, a não ser que você tenha uma estratégia de jogo bem definida para realmente valorizar um alto valor de proteção, trocar dano por armadura pode reduzir as suas chances de combate. No caso acima, apesar de ser full armadura o personagem se encontra vulnerável ao efeito perfurante e também a críticos, uma vez que sua defesa é fraca.

Em minha experiência um personagem com full defesa 4 recebe menos dano que um personagem full armadura 4, e ainda é menos vulnerável à perfurante e críticos. Acontece que armadura dá mais FC que defesa, e muitos jogadores só pensam em aumentar o FC, o que esse artigo pretende demonstrar ser no mínimo ingênuo.

Particularmente prefiro dano que armadura. Imagina ir DA com 4 personagens full armadura... Vai demorar pra matar o dragão, hein? Isso se matar, pode ser que percam quando acabarem os 200 rounds. Nas instâncias dano é bem melhor. E em combate livre dano também é excelente.

Concluindo, em minha opinião full armadura é furada. Só dá FC, mas é pior que full defesa no quesito aguentar dano, e pior que full dano em instâncias e provavelmente na maioria dos pvp também.


Estratégias


Uma pergunta que se deve ter em mente é: porque devo ser full dano ou full armadura, se existem outros quatro atributos igualmente importantes: ataque, defesa, agilidade e sorte. A resposta usualmente é "porque dá mais FC". Mais FC não necessariamente é melhor, ou seja, resposta errada.

Um exemplo clássico são personagens full dano 4 com o famoso Bummerangue do Amor (ou arma da Xuxa), 70K+ de FC, contudo com defesa menor que 700.

FC alto, defesa fraca


Eles têm dificuldade em tankar um Piatan Avançado stage 4 sem escudo, precisam usar muito dom em um Dragão Avançado 4, e muitas vezes morrem no dano para jogadores de menor FC. Um melhor equilíbrio em minha opinião seria retirar duas pérolas dano 4 e colocar duas super defesa 4, aumentando sua defesa em 144 e reduzindo seu dano em 44. O FC vai diminuir, mas ele se tornará um personagem mais equilibrado. Essa solução é barata e rápida. Obviamente, o melhor para esse personagem seria upar cartas, treino e joias para aumentar os atributos (especialmente a defesa) sem reduzir seu dano, contudo todas essas opções demandam tempo e cupons.

Um outro exemplo é a utilização de pérolas de agilidade para aumentar o dano e obter outras vantagens. Com agilidade 1050 (força física 275) é possível dar o golpe 345. Utilizando um personagem que possuia agilidade 1020 retirei uma pérola de super dano 2 de um buraco avançado e coloquei uma super agilidade 2, aumentando a agilidade para 1050. A tabela abaixo mostra o dano obtido em um duelo contra o mesmo oponente.


Tiro
346
345
Tiro 1
1965
1998
1993
2019
Tiro 2
1980
2055
1937
2047
Tiro 3
1914
2003
1923
2020
Dano Médio
1952
2024


A primeira vista o dano é apenas marginalmente maior, talvez até estatisticamente equivalente (lembre-se que ele estará perdendo delay em relação ao personagem com dano sempre que der um tiro full). Entretanto, o efeito da agilidade não deve ser analisado apenas no dano, e sempre que o personagem com a pérola de agilidade usar dom, avião, pow, vida ou der qualquer golpe que não consuma toda sua força física ele estará acumulando delay em relação a um personagem usando a pérola de dano. Em resumo, o dano do personagem com a pérola de agilidade é um pouquinho maior, e ele ainda terá mais oportunidade de acumular delay ou andar mais. O FC diminuirá, mas me parece que a força de combate aumenta ou ao menos se mantem equivalente.

Espero ter deixado clara a mensagem. Se o que você quer realmente é competir com outros jogadores para ver quem tem o maior FC, realmente investir em full dano ou armadura é o caminho. Porém, se o que você busca é montar um personagem mais equilibrado, com menos deficiências que podem ser exploradas pelos adversários, pode ser uma boa repensar que pérolas utilizar.

Em todos os casos, educação e respeito sempre serão os melhores atributos de um jogador de DDtank.


Abraço para os considerados, e um salve pra TR (the rebirths) S02!

É só isso que vocês sabem fazer?!
Reinaldin 5800


ReiNaldin = Melhor eletro do server!!!


Quem joga pra se divertir ganha sempre!

Abras...
                   Napo