Duplo Cego - Whisky Party May 2013


Esta página documenta o experimento executado no Sábado 25/05/2013 em minha casa, Brasília. Na verdade, essa é a duplicata do experimento realizado uns 3 anos atrás. Foi oferecido aos participantes diversos tipos de bebidas, entre elas 6 tipos de whisky em copos rotulados com símbolos. Os indivíduos deveriam então beber os whiskys e preencher uma ficha indicando a que whisky cada símbolo se referia. Segue abaixo a documentação do experimento.

Napo

Bebidas disponíveis
Essas foram algumas das bebidas disponíveis, além de cervejas, água, sucos e refrigerantes diversos.

Mais bebidas
Novamente algumas bebidas...

Setup
Setup do experimento. Seis whiskys diferentes, Shivas Regal 12 anos, Ballantine's 12 anos, e mais os quatro principais da destilaria Johnnie Walker: Black Label (12 anos), Green Label (15 anos), Gold Label (18 anos) e Blue Label (21 anos). Cada um dos seis whiskys foi colocado em dois copos, um rotulado com o nome do whisky e outro rotulado com um símbolo. Cada participante se serviu à vontade de todos os whiskys que desejou (inclusive direto das garrafas), podendo comparar a cor, o aroma e o sabor de cada um deles. Finalmente, os participantes preencheram uma ficha associando um whisky a cada símbolo.

vamos passar bem...
A festa durou das 8:20 da noite às 4:30 da manhã, e o processo de degustação e preenchimento da ficha com as opiniões dos participantes levou aproximadamente seis horas.

Sound System
O evento foi embalado ao som do mais puro rock, predominantemente Jetho Tull, Led Zeppelin, Jimi Hendrix, The Doors, Janis Joplin, Mutantes e Emerson, Lake & Palmer. Na alta madrugada o psychedelic trance se encarregou de manter os participantes acordados.

Gabarito
Os resultados mostram claramente que os participantes não são capazes de distinguir entre os whiskys oferecidos. Sugiro que vocês parem de comprar whiskys caros, pois dá no mesmo. Um detalhe é dígno de nota, os participantes não relataram efeitos de ressaca no dia posterior.

Primeiro experimento: julho de 2010.
Festa anterior
A aproximadamente 3 anos atrás (julho de 2010) foi realizado o primeiro experimento (foto do setup acima). Estavam disponíveis apenas cinco opções, sendo que uma delas, o Jack Daniel's, é um bourbon e apresenta um gosto bem característico. Mesmo assim muitos bêbados não foram capazes de identificá-lo em meio aos scotch whiskys.

Gabarito ano anterior
Os resultados do experimento anterior (de julho de 2010) podem ser observados acima. Dos dez participantes nenhum foi capaz de acertar mais que três opções. O Jack Daniel's foi o mais facilmente identificável.


É isso aí, espero que tenham aprendido a lição: os whiskys geralmente são difíceis de serem identificados, comprar o mais barato pode ser a melhor opção.

Abras...
                   Napo


Tema da Festa (Led Zeppelin - Rock & Roll):


"It's been a long time since I rock and roll
It's been a long time since I did the stroll
Let me get it back, let me get it back
Let me get it back, baby, where I came from
It's been a long time, been a long time

Been a long lonely
Lonely, lonely, lonely
Lonely time

Yes, it has

It's been a long time since the book of love
I can't count the tears of a life with no love
Carry me back, carry me back
Carry me back, baby, where I came from
It's been a long time, been a long time

Been a long lonely
Lonely, lonely, lonely
Lonely time

Seems so long since we walked in the moonlight
Making vows that just can't work right
Open your arms, opens your arms
Open your arms, baby, let my love come running in
It's been a long time, been a long time

Been a long lonely
Lonely, lonely, lonely
Lonely time"